Vida Económica Editorial

  • Todos temos uma marca pessoal. A maioria não tem a noção disso, não a gerindo de forma estratégica, consistente e eficaz. Controlar a marca pessoal e a mensagem que ela transmite é fundamental, porque esta afeta a forma como os outros nos "percebem".
    Neste livro, Leonor Reis apresenta um excelente guia para os indivíduos e as organizações que pretendem fazer uso do Facebook de uma forma mais eficaz. Mostra-nos como podemos criar ligações com o nosso público-alvo no Facebook de uma forma autêntica, estimulando a confiança.

    A autora usou exemplos marcantes de figuras públicas em Portugal e nos EUA para ilustrar como os mesmos comunicam a sua marca pessoal de forma eficaz com base no seu estilo de vida pes-soal e como atraem mais negócios com base nas suas competências e habilidades profissionais.



    Todos temos uma marca pessoal. A maioria não tem a noção disso, não a gerindo de forma estratégica, consistente e eficaz. Controlar a marca pessoal e a mensagem que ela transmite é fundamental, porque esta afeta a forma como os outros nos "percebem".

    Indica-se um conjunto de práticas do desenvolvimento de um Branding Pessoal de sucesso no Facebook, sendo as dicas apresentadas naturalmente ao longo da obra.

    O recurso a entrevistas e a análise de páginas de figuras públicas detentora de sucesso na gestão das suas marcas pessoais no Facebook é uma vantagem, sendo que se aborda o caso de Nílton, João Garcia, João Pedro Pais, Rita Pereira e do Presidente dos EUA, Barack Obama.



    "Use este livro para reforçar o seu posicionamento no Facebook de uma forma mais sustentável e atraia o sucesso. " Prof. Dr. Hubert Rampersad - Presidente, Authentic Personal Brand Coach Federation Estrutura da Obra:

    - Introdução - As pegadas online influenciam o nosso percurso offline - O conceito "branding pessoal"... a gestão da marca pessoal.

    - Branding pessoal na rede social Facebook - Análise crítica das páginas de Facebook de quatro figuras públicas.

    - Análise da página de Facebook de uma figura pública estrangeira.

    - A chegar ao fim... e quase, quase a passar à prática.........



    Anexos Anexo 1 - Exemplo de Balance Scorecard Pessoal Anexo 2 - Página FB Nílton Anexo 3 - Página FB João Garcia Anexo 4 - Página FB João Pedro Pais.

    Anexo 5 - Página FB Rita Pereira.

    Anexo 6 - Página FB Presidente Barack Obama.

  • É um livro sobre práticas de GRH, apresentadas "na pessoa dos responsáveis RH que as conceberam e as aplicaram", constituindo-se por isso um importante referencial de benchmarking, de grande interesse e atualidade para todos quantos se confrontam quotidianamente com a imperatividade de dar respostas a um tempo mais criativas, inovadoras e que sejam suscetíveis de entregar melhores e mais eficazes resultados nos domínios tão estimulantes quanto complexos da Gestão das Pessoas nas Organizações.
    É um livro sobre práticas de GRH em "Contexto de Transformação", na sequência de dois anteriores livros já publicados, o primeiro, que aborda "Tendências e Boas Práticas" e outro focalizado em "Práticas Emergentes", completando assim um tríptico que fornece aos leitores a possibilidade de aí encontrarem respostas mais específicas e adequadas para contextos diferenciados.
    É, ainda, um livro escrito por pessoas que viveram específica e diretamente os problemas que relatam e sobre os quais refletem.
    - Como reter e motivar talentos?
    - Como desenvolver de forma criativa pessoas e equipas?
    - Como envolver os colaboradores numa gestão participativa?
    - Como acelerar, de forma sustentada, processos de decisão em RH?
    - Como conceber postos de trabalho com foco no futuro?
    - Como capacitar os líderes mais focados em competências técnicas e tecnológicas para os desafios da gestão de equipas?
    - Qual o contributo do executive coaching para lidar com as exigências da economia 4.0 depois dos 40?
    - Que outras ferramentas poderão auxiliar a função atemporal de avaliação de desempenho e desenvolvimento de pessoas?
    - Como reforçar a imagem e identidades interna e externa das marcas empregadoras num contexto de transformação digital?
    Todas estas questões e respetivas respostas fazem parte dos dez artigos contemplados no livro.
    Cada capítulo da obra tem como objetivo a partilha de conhecimentos, de metodologias e de instrumentos, oferecendo orientações para desafios diversos e prementes na vida atual das organizações.
    Estrutura da Obra:
    1. Talent Management: Retenção e Motivação, Altran Portugal
    2. LEGO® Serious Play®: Aplicação ao Desenvolvimento da Liderança, Beautiful Branding Agency
    3. Participative Management: Promoção da Autogestão no Projeto "CAIS", Centro Social de Soutelo
    4. People Analytics - Acelerador de Decisões de RH Sustentadas, DESFO Holding
    5. Job Design: Preparação para o Futuro, Eurotux
    6. Leadership Development: Programa de Acompanhamento e Desenvolvimento, Jumia Porto Tech Center
    7. Executive Coaching: Lidar com as Exigências da Economia 4.0 Depois dos 40, Keep Corporate
    8. Employee Development: A Ferramenta Quantal Evolution, Quantal
    9. Employer Branding: O Portal ARTE, Salvador Caetano

  • A Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem um papel preponderante nas organizações, tornando-se a sua orientação fundamental para que vençam num contexto ultracompetitivo.
    Nunca como hoje as pessoas foram tão importantes. Todavia, existem muitas organizações e demasiados gestores que, ainda, não perceberam isso e não percebendo isso, também, não perceberão porque "um dia destes" a sua empresa não terá mais lugar no mercado.
    É fundamental que os gestores tenham atributos de liderança, que sejam capazes de pensar no longo prazo, que pensem "grande", ainda, que por vezes, tenham de agir "pequeno", que pensem que o principal capital das suas organizações é o conhecimento, que este está nas pessoas talentosas, cuja gestão e desenvolvimento é absolutamente crítica, porque o talento não se dá com mediocridade.
    As organizações com melhores práticas de RH são as mais bem-sucedidas e é nestas que os talentosos querem estar, se querem desenvolver, se querem envolver e comprometer, querem coopetir e colaborar.
    Este livro vai ajudar a compreender melhor esta força da natureza que são as pessoas e a melhor lidar com elas em benefício delas mesmas e da organização.
    "A 4a revolução industrial é inevitável e apesar de muitos a olharem como uma ameaça, penso que só podemos olhá-la como oportunidade. Oportunidade para capacitar as pessoas a serem cada vez mais felizes, com menos e melhor trabalho. ". O autor
    Público-alvo:
    Para um profissional da gestão, para um professor ou para um aluno de um curso da área das Ciências Empresariais este é um livro que, à medida que vai sendo lido, mais interesse e gosto despertará.
    Contém 35 tabelas, 36 figuras e 5 apendices
    Estrutura da obra:
    Introdução
    Capítulo 1 - Gestão de Recursos Humanos
    Capítulo 2 - Gestão Estratégica de Recursos Humanos
    Capítulo 3 - Gestão Internacional de Recursos Humanos
    Capítulo 4 - Liderança
    Capítulo 5 - Caso Prático: Turismo e Unidades Hoteleiras do Norte de Portugal
    Conclusão
    Referências Bibliográficas
    Apêndices:
    - Apêndice 1-Questionário sobre as práticas organizacionais de Recursos Humanos nas unidades hoteleiras do Norte de Portugal
    - Apêndice 2-Dados sobre os fatores críticos de sucesso
    - Apêndice 3-Dados sobre a perspetiva do ambiente de negócios da empresa
    - Apêndice 4-Dados sobre a satisfação com a empresa
    - Apêndice 5-Dados sobre a Avaliação Global

  • Em discurso direto, este livro apresenta práticas emergentes de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos que produzem resultados efetivos e explicitam como a função de Recursos Humanos está em mudança. Com onze exemplos concretos que expõem a implementação, os resultados, os fatores críticos de sucesso e as lições aprendidas. Trata-se de partilhar experiências práticas e de forma específica, de modo a servir de inspiração a outras organizações: - A qualidade de vida constitui a dimensão central da satisfação interna, equacionada pela Assol - Associação de Solidariedade Social de Lafões, em estreita ligação com a satisfação externa. - A especialização é o fator chave apresentado pela Altran como resposta ao desafiante mercado de trabalho europeu; - A adidas Business Services demonstra, através do Team Line Up, como o processo de gestão do desempenho e do potencial, catalisador da cultura, transporta para a realidade organizacional os conceitos e ideias do desporto; - A Busigners apresenta uma estratégia de RH inovadora, denominada por Employee's experience design, baseada na metodologia design thinking; - A aprendizagem informal é a estratégia de desenvolvimento assumida pela Eurotux Informática, S.A - A Indeve apresenta-nos o programa Shop Floor Control desenvolvido numa parceria com a Ikea Industry Portugal, - Os desafios da gestão de Recursos Humanos em empresas tecnológicas são apresentados pela MOG, - O desenvolvimento de um modelo de Compensação Total é apresentado pela consultora Manuela Magno na sua implementação numa organização sem fins lucrativos; - A NIMCO Portugal, Lda., uma empresa do setor do calçado especializado, evoca o lema Team Together Achieve More! para nos mostrar como a proximidade e a transparência podem aportar valor para os resultados operacionais da organização; - O OSIT Group mostra-nos como recrutar PESSOAS pode ser um processo mais humano e transparente - A estratégia de Employer Branding centrada na gestão por valores é apresentada pelo Grupo Salvador Caetano. Cada artigo apresenta uma estrutura semelhante, com foco na prática emergente, a implementação, na metodologia, nos resultados, nos fatores críticos de sucessos e nas lições aprendidas. Estrutura da obra: Prefácio - Team Line Up - Gestão de desempenho - adidas Business Services - Especializar para recrutar - Altran - Satisfação interna e externa - Assol - Employee's experience design - Inovar nos RH com o design thinking - Busigners - Empresa como espaço de aprendizagem - Eurotux - Employer branding - Grupo Salvador Caetano - Shop Floor Control - Indeve - Compensação & Benefícios - Manuela Magno - GRH nas empresas tecnológicas - MOG Technologies - Proximidade como prática em RH - NIMCO Portugal Lda - Recrutar PESSOAS - OSIT Group

empty